feliz dia da mais ativa idade


Comemoração do dia internacional do idoso








Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o grupo Ativa Idade realizou ontem pela manhã uma passeata e um piquenique. O grupo que funciona no Centro de Convivência do Idoso “Joana Bichuette”, percorreu as ruas da cidade com o propósito de conscientizar a população da participação ativa de pessoas com mais de 60 anos na sociedade. 

A professora de educação física, Fabrícia Mabelle, que trabalha com o grupo, fala que a imagem de uma pessoa idosa mudou, não se parece nada com aquela vista em placas e pintadas no chão de um velho com uma bengala. Hoje, eles realizam atividades e dinâmicas desenvolvidas para eles. “O idoso tem sido cada vez mais valorizado na sociedade e a ideia de um pessoa velha em casa vendo televisão e fazendo crochê, não condiz com a realidade dessas pessoas. Hoje o idoso é feliz, é ativo”, diz. 

A aposentada Raquel Mauade realmente não aparenta nada com as velhinhas representadas em desenhos e novelas. Frequente no grupo há vários anos, ela é uma das mais alegres da turma e arrisca alguns passos de forró e funk no centro da roda. “Quem me vê dançando desse jeito hoje não imagina quantas dores eu já senti nas pernas por causa de problemas de circulação, tomava diversos medicamentos. Hoje só com as atividades físicas que eu realizo no grupo minhas dores sumiram”, mas ela não está satisfeita, ainda falta uma coisa que é reivindicação da maioria dos frequentadores “a piscina para realizarmos nossa hidromassagem. Desde o ano passado que ela está sem água, é um desperdício” diz. Mas ela e todos os outros do grupo podem ficar sossegados, a piscina em breve estará funcionando! 

Rostos como os da Raquel, Honorina, Moacir e tantos outros, nos fazem acreditar que realmente a velhice não é vista mais com bengalas, andadores e remédios, mas com atividades físicas, artesanato, viagens e dança, muita dança. O grupo Ativa Idade atende hoje cerca de 200 pessoas sob a coordenação de Maysa Alcântara.










Rua Floriano Peixoto, 395 - Centro | CEP 38120 000 Tel. [34] 3321-0000 | CNPJ 18.428.854/0001-39