18 de maio dia nacional do combate ao abuso e a exploração sexual infantil

Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselho Tutelar e outros segmentos promoveram campanha

A cada 8 segundos uma criança ou adolescente é abusado sexualmente no Brasil. Dados alarmantes como este foram divulgados nesta segunda-feira, 18, na Praça José Alexandre do Carmo, onde foi promovido o evento do Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, para se discutir a problemática.

O evento marcou o fim de uma campanha que aconteceu durante toda a última semana onde foram realizadas passeatas em todas as escolas do município e blitz de conscientização à população. Centenas de pessoas acompanharam a exibição do vídeo de conscientização, apresentações teatrais e puderam tirar dúvidas sobre o tema.

A conselheira tutelar, Carolina Fávaro, falou sobre o combate e os meios de denunciar. “O combate ao abuso e a exploração sexual a criança e o adolescente é um dever de todos e precisamos ter consciência disso. Qualquer pessoa deve denunciar pelo disque 100 ou no Conselho Tutelar do município e o sigilo é absoluto”.

Outro tópico abordado durante o evento foi à importância da família, segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Deise Scofoni, “a conversa com seu filho é importante para que você possa sentir se está tudo bem, todos os pais devem diariamente ter este contato com a criança”. O Prefeito Celson Pires também participou do evento em apoio à campanha. “A Prefeitura Municipal está à disposição para ajudar no que for possível para que estes números não sejam realidade no nosso município”.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e Conselho Tutelar.