educação patrimonial

Em prol da preservação da nossa história e cultura

Para ensinar sobre a importância de preservar a nossa história e cultura, por meio de imóveis e móveis, a Secretaria de Educação – Departamento de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo incluiu na grade curricular dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o tema Educação Patrimonial na matéria de História.

Na etapa de Difusão Cultural a diretora do Departamento, Verônica Oliveira, promoveu uma ação em comemoração ao centenário da Casa da Cultura e realizou a entrega de garrafinhas personalizadas aos alunos que desenvolveram o projeto Museu na Escola. “O projeto foi idealizado pela professora de História da Escola Municipal Carlos Luz e propôs aos alunos levar peças antigas para exposição e no final até o nosso Museu Municipal recebeu doações, então, é importante incentivar este tipo de projeto e ação para que eles tenham cada vez mais interesse na preservação e saibam que é importante”, explica a diretora.

As ações em comemoração ao centenário da Casa da Cultura serão contínuas até o final do ano, com públicos diversos para abranger o máximo de pessoas da sociedade. A diretora conta que, “sabemos da nossa limitação e não conseguiremos trabalhar este tema e mostrar essa importância para todos, então, utilizaremos grupos para que sejam multiplicadores das informações”.