45 jovens assinam contrato do programa jovem aprendiz

Programa acontece com parceria da Prefeitura, Usina Santo Ângelo e SENAI

Na última sexta-feira, 13, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu a cerimônia para efetivação das novas turmas do programa Jovem Aprendiz, com a assinatura dos 45 contratos. O programa neste ano de 2017 renova a parceria com a Usina Santo Ângelo e SENAI e vai propiciar a jovens com 16 a 23 anos a oportunidade de qualificação profissional e a experiência em ter contato com uma grande empresa.

O programa Jovem Aprendiz vai capacitar jovens para o mercado de trabalho e isso, segundo a gerente de recursos humanos da Usina Santo Ângelo, Fernanda Tomain, é o que motiva a empresa em investir na parceria. “A Usina sempre busca investir nos jovens que são indiscutivelmente o futuro da nossa cidade e, porque não, da nossa empresa e os queremos preparados para qualquer que sejam seus destinos. Essa é a oportunidade para que eles possam conseguir o primeiro emprego e garantir o que a nossa cidade se desenvolva e o primeiro passo é aperfeiçoar a mão de obra”, explica a gerente.

A jovem Jusélia Aparecida Faria, de 20 anos, vai cursar Aprendizagem Industrial em Processo Logístico e enxerga a oportunidade do programa como algo importante para ver sua carreira alavancar. “Vou aproveitar ao máximo esse curso que eu sei que será importante para o início da minha vida profissional, principalmente aqui na nossa cidade onde as oportunidades são poucas e a situação ainda piora quando se é mulher então vou fazer o meu melhor para que eu me destaque e consiga engatar uma carreira com o curso”, disse. Alice Alves, de 16, também tem como objetivo se qualificar no curso Aprendizagem Industrial em Processo Administrativo e batalhar para entrar no concorrido mercado de trabalho. “Eu não tenho dúvida de que essa é uma oportunidade única e vou me dedicar para que o resultado seja positivo e que eu consiga sucesso a partir daqui”, falou Alice.

Não foram apenas os jovens que esbouçaram satisfação com o programa, os pais também aprovaram o incentivo aos seus filhos. Claucineia é mãe de Vitória, uma das jovens aprovadas no programa e enfatizou que, “antes não eram dadas oportunidades assim aos jovens e eu temia as consequência com a minha filha, que hoje tem 17 anos, mas agora não ela vai estudar e pode estar preparando o futuro dela, então precisamos destacar o trabalho que vem sendo feito pelo Prefeito ao buscar essas parcerias e estes programas”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Deise Scofoni, também lembrou que a gestão tem trabalhado desde o início com a qualificação das pessoas através de cursos profissionalizantes, até agora mais de 3.000 certificados foram entregues e o programa é uma continuidade deste objetivo, visto que não havia muitas oportunidades.