70 famílias já são beneficiadas pelo projeto conceição cidadã

Outras 40 pessoas já deixaram o projeto após conquistar outras oportunidades

Investir no oferecimento de prestação de serviços a pessoas assistidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social este tem sido o foco do projeto Conceição Cidadã que neste mês completa 1 ano e está dando oportunidade atualmente a 70 pessoas, mas já recebeu outras 40 pessoas que já foram encaminhadas para o mercado de trabalho ou se conseguiram se aposentar. O projeto foi idealizado pelo Prefeito, Celson Pires e tem como objetivo principal a valorização da cidadania.

Na prática o projeto prevê a realização de tarefas diárias em prol da comunidade, distribuídas em uma carga horária mensal de 40 horas. Segundo a secretária, Deise Scofoni, o projeto serve como uma vitrine para o mercado de trabalho. “A intenção é trabalhar a autonomia e o protagonismo e incentivar as pessoas a fazerem cursos profissionalizantes e a mostrarem o seu perfil profissional para conseguirem o encaminhamento para as vagas que estiverem disponíveis ou mesmo um incentivo para criação do próprio negócio”, explica.

O projeto proporciona uma ajuda de custo de R$ 313,00 reais que substitui o benefício eventual, a cesta básica e desta forma dá condições para que a família possa empregar o dinheiro no que for necessário como explica o Prefeito. “A cesta básica limita as famílias a se alimentarem com o que for entregue e o projeto dá essa liberdade das famílias poderem realizar o pagamento de contas básicas, comprar os alimentos que eles queiram ou investir em outros gastos e, por isso, tem um papel social tão importante, porque conscientiza estas pessoas a usarem bem o seu dinheiro”, conta.

Renata Ramo tem seis filhos e destacou a chance que teve com o projeto. “Eu sempre quis trabalhar e nunca tive oportunidade e agora desde que o projeto começou eu estou trabalhando e estou conseguindo comprar comida e a pagar o aluguel”, disse. Geison Gomes é novato no projeto e ressaltou que, “estou conseguindo acertar um pouco das contas e pode parecer pouco, mas está dando mais condições para a minha família”.

O projeto é destaque na região e o Prefeito de Campo Florido, Renatinho, esteve no dia 20, em reunião com o Prefeito de Conceição das Alagoas, para conhecer o Conceição Cidadã e aplicar o modelo na cidade vizinha.