a melhor proteção é a prevenção

Fique em casa, lave as mãos e utilize álcool 70º

O que é Covid-19 (coronavírus)?

O coronavírus (CoV) faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias.

Quais são os sintomas?

- Febre alta;

- Sintomas respiratórios: tosse, coriza e dificuldade para respirar;

- Dor de garganta.

Como pode ser transmitida?

A Covid-19 pode ser transmitida de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse ou espirro em curta distância ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus.

Qual o período de incubação?

O período de incubação (intervalo entre a data de contato com o vírus e os primeiros sintomas) é de 5 a 14 dias.

Como se prevenir?

Adote estes hábitos:

- Lave sempre as mãos com água e sabão ou, no caso de não haver esta possibilidade, higienize com álcool gel 70%;

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;

- Use lenço descartável para assuar o nariz e ao tossir ou espirrar apoie no cotovelo, nunca nas mãos;

- Abra janelas e mantenha os ambientes ventilados;

- Não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais;

- Evite locais com aglomerações de pessoas e ambientes fechados.

Medidas adotadas pela Prefeitura

A Prefeitura instituiu o Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento do Covid-19 de caráter deliberativo, e com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo coronavírus, além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e tratamento das pessoas afetadas.

Além disso, foram suspensas as aulas em toda a rede de ensino, suspenso a emissão de alvarás para eventos públicos e particulares, canceladas missas, cultos e práticas religiosas, está proibida a circulação e emissão de alvará de licença para vendas (ambulantes). Confira na íntegra o Decreto Municipal 043/2020 e saiba mais sobre as mudanças neste momento. http://www.conceicaodasalagoas.mg.gov.br/atos-oficiais.html (acesse o site da Prefeitura e procure a aba, na parte inferior da tela, de Atos Oficiais).

A Secretaria de Saúde criou o Zap da Saúde, um contato direto com a equipe para sanar dúvidas. Envie sua mensagem no (34) 9 9638-9287.