a secretaria de desenvolvimento social, através do sine esta emitindo carteira de trabalho digitalizada









Os direitos de cidadania decorreram ao longo do tempo de lutas árduas, processos longos, frutos de sofrimentos decorrentes de vitórias e derrotas, derivadas das necessidades de se firmarem contra outros interesses já existentes na sociedade. O direito ao trabalho é o mais importante e talvez o menos efetivo dos direitos fundamentais. A Constituição brasileira designa o trabalho como um direito social fundamental (art. 6º) e fundamento da ordem econômica (art. 170), afirmando o primado do trabalho como base da ordem 
social (art. 193).

Para começar a trabalhar, o empregado deve ter a sua CTPS Carteira de Trabalho. Ela é um documento básico e necessário para o empregado, servindo, entre outros, para anotar o contrato, solicitar seguro-desemprego, comprovar tempo para aposentadoria etc. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do SINE de Conceição das 
Alagoas esta emitindo carteira de trabalho digitalizada.


Para a emissão da 1ª via da carteira de trabalho, a pessoa precisa dos seguintes documentos originais: identidade ou carteira de reservista ou certidão de nascimento ou certidão de casamento, CPF, 1 foto 3x4 e comprovante de residência.

Para emissão da 2º segunda via da carteira de trabalho, a pessoa precisa trazer os mesmos documentos para a primeira via mais boletim de ocorrência e número da carteira antiga. 









Rua Floriano Peixoto, 395 - Centro | CEP 38120 000 Tel. [34] 3321-0000 | CNPJ 18.428.854/0001-39