audiÊncia pÚblica teve tema enfrentamento as drogas

Representantes de vários segmentos da sociedade discutiram sobre o assunto e levantaram sugestões

Aconteceu ontem (26) na Câmara Municipal, a I Audiência Pública do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas)com o tema, ‘Todos juntos no enfrentamento as drogas’. Na ocasião foram discutidas questões referentes ao combate às drogas, por meio de intervenções no campo da prevenção e no cuidado ao usuário e dependente e suas famílias.

A audiência aconteceu com a participação da população presente que levantou as principais dificuldades e potencialidades do município a respeito desse enfrentamento, sendo algumas delas a capacitação de profissionais, a união de esforços e a responsabilização tanto da sociedade civil quanto de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário e a disseminação de informação a comunidade sobre o assunto. O representante do executivo, secretário de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, Hilton Pires, lembrou que a sociedade se vê recuada diante do problema. “Todas as famílias hoje tem alguém que sofre por causa do vício nas drogas, seja ilícitas ou lícitas, esse problema deixou de ser de cada um e se tornou de todos; a sociedade tem que se unir para não se sentir ainda mais ameaçado por esse problema. Aqui (Audiência Pública), estamos plantando uma semente para procurarmos alternativas de minimizarmos esse problema”, disse o secretário.

A Audiência ainda contou com a participação de representantes da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Polícia Militar e da sociedade civil. Segundo a psicóloga Bethânia Rufato que atua no COMAD, “a audiência é um momento inicial de discussão muito rica, e por isso outras três vão acontecer em outros pontos da cidade. Esperamos que com as audiências e os encontros com a rede municipal de atendimento a problemática  as questões sejam amadurecidas e assim possamos alcançar a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas”.