caminhada marca combate À exploraÇÃo sexual de crianÇas e adolescentes

Várias ações foram e estão sendo feitas com o objetivo de coibir este tipo de abuso.

Na última sexta-feira (16), antecedendo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), aconteceu uma caminhada  que envolveu a comunidade e parceiros do PAIR (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto Juvenil).

Este programa foi reativado no ano passado, com a capacitação de cerca de 60 agentes das áreas social, educacional e de saúde. Ainda em dezembro de 2013, aconteceu uma reunião com autoridades municipais para apresentação e assinatura de termo de cooperação do plano de trabalho para os anos de 2014 a 2016, o Plano Operativo Local (POL).

A partir daí, diversas ações planejadas vem sendo desenvolvidas, como capacitação das equipes escolares, orientação aos pais e orientação às crianças e adolescentes, confecção de cartilhas, reunião com órgãos de segurança pública, capacitação de agentes jovens ligados aos segmentos da sociedade civil entre outras atividades realizadas em parceria com instituições religiosas.

O objetivo dessas ações e das demais que irão acontecer ao longo do ano, é mobilizar e conscientizar a população sobre o que é violência sexual e a importância de denunciar suspeitas e casos confirmados. Para isso existe um número especial de telefone, o Disque 100, que é gratuito e as ligações são anônimas. Somente agindo assim estaremos cuidando dos direitos de nossas crianças e adolescentes e garantindo que tenham uma vida mais digna e sem violência.