campanha municipal de vacinação contra o hpv

As equipes vão até às escolas municipais e também vão atender nas salas de vacina

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento Municipal de Vigilância em Saúde promove durante todo este mês de agosto a Campanha Municipal de Vacinação contra o HPV.

Segundo a diretora do Departamento, Márcia Bessa, o objetivo é intensificar a cobertura vacinal para proteger nossas crianças e jovens contra o vírus. “Vamos trabalhar com equipes nas escolas municipais onde há o público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde que são meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos e também estão disponíveis nas salas de vacinas do município”, explica. Para se vacinar é fácil, basta estar com os cartões de vacina e do SUS.

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus também sexualmente transmissível que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer como, por exemplo, o câncer de colo de útero e garganta. Para que a vacina tenha eficácia as crianças e adolescentes devem tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Esta vacina é a quadrivalente, ou seja, protege contra os quatro tipos de vírus HPV mais comuns no país.