cidade já nota resultados de investimentos feitos no esporte

A última conquista inédita foi a equipe de vôlei masculina campeã estadual do JEMG

Tido como ferramenta de transformação social e integração o setor de esporte e lazer da cidade tem tido atenção especial nos últimos quatro anos, principalmente com o público alvo jovem (crianças e adolescentes). Desde 2013 os investimentos aumentaram com a criação de novos projetos. Diariamente centenas de pessoas participam de aulas e projetos promovidos pela Prefeitura.

Só o projeto Movimenta Conceição mobiliza diariamente cerca de 10 profissionais nos mais diversos horários. São modalidades distintas para públicos diferentes. No período diurno as crianças e os adolescentes contam com monitores para práticas esportivas de futsal, vôlei, basquete e atletismo, nos ginásios e quadras da cidade. A noite, educadores físicos e instrutores oferecem ao público adolescente e adulto aulas de treinamento funcional, zumba e alongamento com ginástica nas praças onde foram instaladas as Academias da Saúde. Rosana começou há quatro meses a participar dos exercícios funcionais nas praças e relatou a transformação. “O projeto mudou a minha vida, eu emagreci, melhorei a minha saúde e até socialmente mudou eu fiz muitas amizades, então, até o meu psicológico a ginástica me ajudou”, fala.

O chefe do Departamento de Esporte e Lazer, Antônio Stacciarini fala que os projetos são promovidos atendendo as demandas da cidade. “Tudo foi planejado e programado, fomos criando os projetos de acordo com a demanda da população e o que eles nos pediam, sempre fomos ponderados para atender as pessoas e observamos os resultados se realmente o projeto atende um número grande de pessoas ele permanece, o que não fazemos é atender um pequeno grupo, porque não é esse o propósito da gestão, precisamos investir no esporte para toda a comunidade e tem surtido efeitos positivos”, conta.

O trabalho com os jovens já apresentou resultados inéditos como a classificação da equipe de vôlei masculino para os Jogos Escolares Brasileiro, após conquista do estadual do Jogos Escolares de Minas Gerais. “Nunca tínhamos ido tão longe como nestes anos e isso é o resultado de um trabalho que está sendo feito na base, com os estudantes que a cada competição se dedicam mais ao esporte porque querem participar e vencer e isso tem tido reflexo inclusive na vida deles porque se dedicam mais ao esporte, a escola e a vida de um jovem com propósitos assim muda, então, estamos investindo onde realmente faz a diferença”, explica Antônio.

Ainda no esporte a Prefeitura tem investido na realização de competições municipais como, por exemplo, a Copa Friaça que voltou a ser realizada já no ano de 2013 e neste ano de 2017 terá a 5ª edição consecutiva. “Como eu disse nossa intenção é oferecer atividades que atinja um número grande de pessoas, não apenas um grupo e a Copa Friaça acontece com a participação de todos os times amadores da cidade, então vamos continuar na realização e este ano, inclusive, com novidades, porque entendemos que os esporte traz tantos benefícios para a vida e para a saúde das pessoas que procuramos projetos para todas as idades e gostos”, conclui o chefe do Departamento.

Além dos projetos mencionados ainda existem outros que acontecem em parceria com a Prefeitura como, por exemplo, aulas de dança e capoeira e a realização de eventos esportivos. Se você quer participar basta entrar em contato com o Departamento de Esporte e Lazer e saber os horários e locais. Ressaltamos que todas as atividades são gratuitas.