começam os cursos profissionalizantes da escola móvel

Pela primeira vez o município recebe tenda itinerante que abriga mais de 10 cursos

Teve início hoje, 29, as aulas dos cursos profissionalizantes do programa Escola Móvel SESI / SENAI / FIEMG, uma parceria entre FIEMG Regional do Vale do Rio Grande e Prefeitura de Conceição das Alagoas. São 500 pessoas que vão receber seus certificados na conclusão de nove cursos e quatro oficinas.

Segundo o consultor, Jairo Antunes, o propósito da Escola Móvel é capacitar mão de obra para que as cidades possam pleitear indústrias. “A FIEMG existe para a que a indústria conte com profissionais de qualidade através de projeto, programas e ações que proporcionem capacitação para que assim a indústria cresça, gere emprego e melhore a qualidade de vida das pessoas que estão ligadas, de alguma maneira, com a cidade e com a indústria”, explica Jairo. A secretária de Desenvolvimento Social, Deise Scofoni, aproveita pra ressaltar que “só foi possível à vinda desta Escola Móvel devido à intermediação do Prefeito Celson Pires junto ao Governo Estadual e ao presidente da FIEMG Regional, Nagib Facury. Foi graças a uma articulação política que o município foi contemplado com essa estrutura, que só visita oito cidades de Minas Gerais por ano”.

A base da gestão do prefeito Celson Pires tem sido de proporcionar oportunidades de crescimento ao cidadão e esse projeto vem para confirmar esse trabalho. “A Escola Móvel vem coroar o que eu sempre disse que buscaria para a população garimpense que era dar autonomia profissional, geração de emprego e renda e dignidade para as pessoas. Esses cursos vão complementar esse ‘ser’ que a sociedade exige, propiciando a oportunidade de o cidadão ter uma profissão”, diz o prefeito.

Os cursistas estão empolgados com a estrutura e com o futuro que o novo ofício pode proporcionar a eles. Gabriel escolheu o curso de eletricista predial para alavancar os negócios. “Eu já tenho meu próprio negócio e vou acrescentar mais esse tipo de serviço e tenho que vou melhorar a minha renda. Eu não imaginei que a estrutura fosse tão grande, a gente via de fora e não imaginava que era desse jeito por dentro”, falou o jovem.

As aulas da Escola Móvel acontecem até o final do próximo mês e os alunos já falam o que pretendem quando receberem o certificado, “eu quero ser manicure e trabalhar por conta própria”, fala Maria José.