conferência municipal traça plano para a assistência social do município


Sociedade pôde apresentar propostas para a política de Assistência Social





Na última segunda-feira, 27, a política de Assistência Social do município esteve em pauta com a realização da X Conferência Municipal de Assistência Social para a elaboração do Plano Decenal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na oportunidade centenas de representantes da sociedade e do governo se reuniram para analisar o SUAS que temos e aprovar propostas para atingir o SUAS que queremos.

 

Com o tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” o Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, colocou em pauta nas equipes de discussão subtemas para elaboração das propostas que vão moldar o SUAS municipal e que servirá de referência nas conferências regional e estadual. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mariana Custódio, falou sobre importância da participação popular. “Este é o momento da população sugerir melhorar, expor os pontos negativos e nos ajudar a moldar a política de Assistência Social municipal. Esta é a hora em que precisamos ouvir todos para diagnosticar os problemas e buscarmos soluções efetivas”.

 

A X Conferência, que teve sua abertura oficial no domingo, 26, na Praça José Alexandre do Carmo com apresentações culturais, trouxe, no dia 27, um documentário sobre os projetos e programas existentes no município, apresentações de grupos atendidos pela rede de assistência social e depoimentos dos usuários que enriqueceram o conhecimento sobre o atendimento prestado em Conceição das Alagoas. A palestrante e especialista em gestão do SUAS, Rebecca Brito, elogiou a forma com que a Conferência foi conduzida e exaltou o avanço dos serviços na área pela administração. “As equipes do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Desenvolvimento Social foram impecáveis com as formas de apresentar os serviços e atendimentos que já acontecem e isso facilitou na hora de buscar melhorias nos serviços. Precisamos parabenizar as equipes e a gestão municipal pelas mudanças, que transformou o que era assistencialista e filantrópico em um município que hoje garante direitos ao sujeito constituído aos seus mínimos sociais”.

 

O próximo passo agora é enviar as propostas aprovadas para a Conferência Regional de Assistência Social, que será na cidade de Uberaba no próximo mês. O espaço democrático, configurado pela Conferência, não termina com o encerramento. “É importante à participação das pessoas nos Conselhos Municipais para exporem sua opinião, isso é a continuidade desse momento em que buscamos melhorar os serviços públicos”, fala a presidente do Conselho. As reuniões acontecem mensalmente e qualquer pessoa pode participar, basta procurar a Secretaria para saber as datas.

 

 

 













Rua Floriano Peixoto, 395 - Centro | CEP 38120 000 Tel. [34] 3321-0000 | CNPJ 18.428.854/0001-39