coordenadora participa de equipe de pesquisa da uftm

Luciana Antônia é a coordenadora do núcleo de Formação Continuada, que é destaque na região

Uma das maiores conquistas para a educação neste ano foi à parceria com a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) que transformou o município em polo para realização de cursos de educação continuada para professores. Neste ano três cursos foram disponibilizados e professores das cidades vizinhas de Campo Florido, Fronteira, Pirajuba, Planura e Igarapava, viajam até Conceição das Alagoas para se estudarem.

O polo da UFTM do município se tornou referência e é destaque na região em que ocupa e com isso a coordenadora do núcleo de Formação Continuada de Conceição das Alagoas, Luciana Antônia, foi convidada pela Universidade a participar da frente de pesquisa sobre Cultura Indígena. A coordenadora agora dedica parte de seu tempo realizando pesquisas e escrevendo artigos sobre o tema pesquisado e para buscar fontes ela tem viajado por todo o país participando de congressos, palestras e visitas a tribos. “Como filha de Conceição tenho muito orgulho de levar o nome da minha cidade as mais distantes cidades. Uma das viagens que mais me marcou até o momento, foi a de Rondônia, onde passei quatro dias com os índios da etnia Araras, e foi uma experiência única pra mim”, fala Luciana.

A pedagoga e coordenadora ressalta que todas as viagens têm sido patrocinadas pela UFTM e que a Prefeitura tem dado apoio às pesquisas de outras formas. “Os nossos cursos se tornaram referência e isso chamou a atenção da Universidade quanto a minha capacidade de participar das pesquisas, e é uma honra muito grande me juntar à equipe”, finaliza.

Os cursos de educação continuada foram o início da parceria da prefeitura com a UFTM, que já atuou também com cursos de capacitação para agentes de saúde e pode, em breve, render a abertura de cursos superiores. O prefeito Celson Pires deve se reunir, no início do próximo ano, com a reitoria da Universidade para apresentar um portfólio e pleitear os cursos.