educação promove abertura do pnaic 2015

Pacto assegura alfabetização para crianças até oito anos de idade

As professoras alfabetizadoras de Conceição das Alagoas que atuam nas turmas 1º ao 3º Ano da Rede Municipal de Ensino, compareceram no dia 27, na Casa da Cultura, para a solenidade de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015. Pelo 3° ano consecutivo, o município adere ao programa que tem o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental.

A coordenadora do PNAIC no município, Silvânia dos Santos, apresentou o curso de educação continuada aos professores e as matérias que serão trabalhadas neste ano. “O PNAIC 2015 ampliou as matérias e o trabalho será de forma integrada, além do português e da matemática trabalhada nos anos anteriores, serão ministradas outras matérias como, por exemplo, a ciências humanas, o que vai abranger a educação das crianças de forma integral”, explica à coordenadora.

A educadora Jussara Oliveira, que participou de outras edições do curso, ressaltou que “os benefícios são percebíveis nas crianças quando introduzimos as novas técnicas nas salas de aula”. A secretária de Educação, Tatiana Gomes, lembrou que “o curso não é obrigatório, por isso incentivamos ainda mais os professores que tiveram a iniciativa em participar”. Ainda segundo a secretária, a administração tem investido na educação continuada dos profissionais da educação. “Bons profissionais são importantes para aumentar ainda mais a qualidade da Educação no nosso município”, finaliza.

A formação continuada com os professores favorece as reflexões teóricas sobre a alfabetização e direitos de aprendizagem dos alunos e uma reflexão da própria prática pedagógica, além de trocas de experiências.