em prol do meio ambiente lixão é fechado


No local agora funciona a área de transbordo








Há dois anos a Prefeitura deu início a uma série de etapas de restruturação da área onde funcionava o lixão. O primeiro passo envolveu ações de conscientização com os catadores de recicláveis que trabalhavam no local. As próximas etapas trataram da limpeza do terreno e construção da área de transbordo.

 

Na última semana a equipe se reuniu para comemorar a conclusão do trabalho e a mudança é notória a quilômetros de distância. Milhares de toneladas de resíduos sólidos foram coletadas para descarte correto beneficiando o meio ambiente. A engenheira ambiental que coordenou várias etapas do plano de restauração, Adriana Araújo, explicou que havia a poluição do solo, devido ao chorume e do ar, porque diariamente havia queimadas criminosas.

 

No local agora funciona a área de transbordo, ou seja, um espaço para depósito momentâneo de resíduos que são levados para o aterro sanitário, na cidade de Uberaba, para o descarte ecologicamente correto. A engenheira também revelou que, no local, ainda será construído um galpão de triagem que será gerenciado pela Cooperativa de Catadores. “Precisávamos resolver o problema ambiental, mas não sem punir as pessoas que sobrevivem da renda da coleta seletiva, então, esta foi a forma que encontramos de dar condições dignas para que eles desempenhem seus trabalho”, explica.










Rua Floriano Peixoto, 395 - Centro | CEP 38120 000 Tel. [34] 3321-0000 | CNPJ 18.428.854/0001-39