escola promove a maratona de leitura

Em sua 5a edição, o projeto busca estimular a leitura e formar leitores mais críticos

A Escola Municipal “Deolindo de Freitas Paixão” realizou no último dia 20 de novembro a 5ª Maratona de Leitura.  O projeto idealizado pela professora / bibliotecária Sueli Alves Flávio, foi desenvolvido entre os meses de abril e novembro com os alunos, e os melhores trabalhos foram premiados no encerramento.

O projeto foi desenvolvido com todas as crianças da escola, com métodos conforme a idade. Aos alunos da educação básica e 1º ano, os professores leram livros e foram avaliados os desenhos que os alunos faziam a partir da história. As crianças do 2º ao 5º ano semanalmente escolhiam um livro para a leitura e após fizeram a ficha literária e a avaliação da história. Os professores escolheram os três melhores trabalhos de cada sala que foram premiados e receberam medalha e certificado. Para a premiação geral foi escolhido um aluno de cada ano. O objetivo é incentivar a leitura, estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos, com a intenção de contribuir na formação de uma nova geração de leitores mais capazes e mais críticos.

Segundo a idealizadora do projeto, Sueli Alves, o projeto também contribui aos alunos o gosto pela leitura e desenvolvem a oralidade. “Tivemos exemplos de crianças que não se interessavam por livros e ao final da maratona ficaram entre os premiados. A premiação é apenas um incentivo o mais importante é o trabalho que os professores realizam na sala de aula todas as semanas”, disse a professora.

O evento ainda contou com a presença do prefeito, Celson Pires, da secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Walkyria Reis e de representantes de outras escolas. A maratona ainda contou com apresentações artísticas e teatrais dos alunos da escola.