estamos destinando corretamente o lixo

Agora precisamos da ajuda de todos, faça a coleta seletiva

Com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura realizou o Plano Municipal e agora dá início à parte prática com o transporte do lixo até a cidade de Uberaba para a empresa SOMA ambiental que dá a destinação final correta.

Segundo a engenheira ambiental Adriana Araújo a Prefeitura investiu em obras no local pra onde é levado o lixo aqui na nossa cidade. “Todo o local foi cercado e uma guarita está sendo construída para dar acesso apenas aos caminhões e impedir que pessoas não autorizadas entrem e coloquem fogo ou descarte lixo impróprio e também houve a construção de uma área de transbordo, um local que o catador terá acesso para recolher o reciclável e os dejetos serão transportados pela empresa para a cidade de Uberaba diariamente”, explica.

A engenheira ainda exalta a participação da população para que o nosso município seja cada vez mais sustentável. “A Prefeitura está fazendo a parte dela, inclusive, com a implantação, há mais de um ano, da coleta seletiva todas as quartas-feiras e outros projetos de coleta de lixo eletrônico, coleta de pilhas e baterias e coleta de pneus, enfim, estamos num trabalho árduo para minimizar o impacto no meio ambiente, mas o lixo, em sua grande maioria, vem dos domicílios e é preciso que a população se conscientize e descarte corretamente o seu lixo, assim elas vão ajudar o meio ambiente e também dezenas de famílias que não vão precisar realizar a coleta do reciclável em meio aos dejetos”, fala Adriana.

A empresa SOMA que está transportando o lixo diariamente conta com as mais modernas técnicas de engenharia com a compactação do solo, geomembrana PEAD, captação e tratamento do chorume que é o grande vilão do lixão e drenagem de gases. “O custo desta medida é alto, mas a Prefeitura decidiu, por bem, realizar este serviço para solucionar este problema tão impactante ao meio ambiente e, consequentemente, à população”, finaliza a engenheira.