faça seu teste rápido


Testes para HIV, sífilis e hepatites B e C








Tendo em vista a importância da prevenção a Secretaria Municipal de Saúde realiza de forma periódica palestras com o tema prevenção de DST’s. Além disso, existe a distribuição de preservativos, atendimentos individuais e ações itinerantes em escolas e nos bairros, tudo para garantir que o cidadão tenha total acesso às informações que podem salvar vidas.

 

A diretora do Departamento de Atenção Básica Bárbara Mazete explica que os testes rápidos são precisos e levam poucos minutos para o resultado. “Para a realização do teste a enfermeira realiza uma picada no dedo para colher uma pequena quantidade de sangue e dentro de no máximo 20 minutos já sai o resultado”, explica. A diretora ainda destaca que é importante que todas as pessoas que estiveram em condições de risco façam o teste. “Se o resultado do diagnóstico der positivo já encaminharemos o paciente para dar início ao tratamento e acompanhamentos necessários”, finaliza.

 

Os testes rápidos estão disponíveis em todas as UBS’s da nossa cidade e qualquer pessoa pode fazer. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce de sífilis e hepatites B e C aumentam as chances de cura do paciente e o diagnóstico precoce do HIV traz chances maiores para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida diante da infecção e a não evolução do processo para AIDS. Para qualquer outra informação procure as Unidades Básicas de Saúde ou ligue na Secretaria Municipal de Saúde 3327-9900.

 

 

 

 











Rua Floriano Peixoto, 395 - Centro | CEP 38120 000 Tel. [34] 3321-0000 | CNPJ 18.428.854/0001-39