mães do garimpo atende gestantes e puérperas

Projeto realiza reuniões mensais e visitas diariamente

Cuidar dos filhos da nossa terra, esta tem sido a missão deste projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde que realiza o acompanhamento a gestantes e puérperas.

O projeto acontece desde o ano de 2014, com a promoção de reuniões e visitas hospitalares e domiciliares às mamães e bebês, mas desde o final do ano passado o Mães do Garimpo ficou ainda mais encantador e especial com o início do funcionamento do Centro de Atendimento à Mulher (CAM). O espaço é reservado para o atendimento às mulheres de Conceição das Alagoas que podem realizar exames ginecológicos e os pré-natais e ali também passou a ser o ponto de encontro do grupo.

O coordenador da Atenção Primária, Rannyeli Tomain, explica que para participar as gestantes devem comparecer na Unidade de Saúde do seu Bairro e se inscrever. “Todos os ESF’s e UBS’s contam com médicos que fazem o primeiro contato com as mamães e as encaminham para o ginecologista e também promovem pequenas reuniões com dicas importantes para uma boa gestação e a partir daí ela é apresentada e incorporada ao grupo”, disse.

O Prefeito, Celson Pires, foi quem propôs o projeto e explicou que, “o principal objetivo do projeto é incentivar as mães a terem seus filhos aqui em Conceição das Alagoas, mostrar que temos uma excelente estrutura para atende-las durante e depois da gestação, proporcionar condições para que estas crianças sejam, de fato, filhos da nossa terra”.