nova lei vai multar quem cortar Árvores a partir do próximo ano

A intenção é coibir o corte de árvores sadias e assim ajudar o meio ambiente

Reconhecendo a importância da Preservação do Meio Ambiente para o futuro da nossa cidade, a Prefeitura vem promovendo Projetos de Arborização Urbana, Educação Ambiental e incentivo a Coleta Seletiva. O tom inovador ao tema aqui na cidade já tem resultado em importantes melhorias e tem tido cada vez mais adeptos.

Para garantir que todos os esforços surtam efeitos nos próximos anos o Executivo sancionou a Lei Municipal Complementar 3.022 que proíbe o corte de árvores no perímetro urbano. Apenas dois casos serão autorizados: quando houver risco de queda ou quando a as raízes estiverem danificando redes de água e esgoto. E a partir de janeiro o descumprimento da Lei será punível de multa.

Desde o início da gestão o Prefeito, Celson Pires, tem buscado parceiros e recursos para que projetos acontecessem e o município pudesse evoluir gradativamente até conseguir o status de cidade sustentável. “Eu sempre me preocupei com o meio ambiente como cidadão e como prefeito tenho tido a chance de colocar em prática ações que possam transformar nossa cidade, mas pra isso estamos tentando conscientizar a população para que essas ações surtam efeito”, disse.

A responsável pelos projetos, a Engenheira Ambiental, Adriana Araújo (Nany), vem buscando essa conscientização junto a população através de palestras e atividades in loco com jovens. “Estamos atuando de todas as formas para conscientizar a população da importância de se preservar o meio ambiente e vamos reforçar essa conscientização devido esta Lei já que no próximo ano iremos começar com a fiscalização”, fala a engenheira que ressalta: “tudo que estamos fazendo é para garantir um futuro melhor para nossa cidade tornando-o um local agradável para se viver”.

Outras ações que estão acontecendo são o plantio de mudas de árvores em diversos bairros da cidade (Bairro Sebastiana Andrade de Souza foi pioneiro), a coleta de pneus com destinação correta destes resíduos, coleta de lixo eletrônico, coleta de pilhas e baterias, campanhas de reflorestamentos e recuperação de áreas degradadas.

A Prefeitura ainda ressalta que a arborização urbana é de grande importância para a cidade, pois proporciona sombra, melhora a qualidade do ar, retém água da chuva, auxiliam no controle da temperatura, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para os animais trazendo grandes benefícios para todos.  Por isso convidamos toda a população a plantar árvores em suas casas. Se tiverem algum interesse entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, na Prefeitura Municipal ou pelo telefone 3321-0000.

Vamos todos juntos, cuidar da nossa cidade para que possamos alcançar o equilíbrio entre o homem e a natureza, preservando a cada dia mais a nossa terra!