nutricionista realiza capacitaÇÃo nas escolas

Com o propósito de uma merenda saudável e nutritiva a profissional foi até as cozinhas

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município promove, durante todo o mês de março, uma capacitação as merendeiras das escolas e creches municipais. O curso rápido foi dividido em oito tópicos e é ministrada pela nutricionista, Camila Pires.

Com o intuito de repassar conhecimento às servidoras a nutricionista levou para as cozinhas das unidades um cronograma com os cursos e panfletos explicativos sobre os assuntos abordados. “O objetivo da capacitação é levar esclarecimento sobre assuntos como a importância de usar os equipamentos e lavar as mãos para manusear os alimentos, a variedade de microrganismos que podem infectar alimentos mal cozidos ou mal lavados, como descongelar, lavar e picar alimentos para que não haja contaminação, entre outros temas importantes para que a merenda ofertada para as crianças sejam saudável”.

A servidora Iraídes Marques reconhece a importância da oferta dos cursos de capacitação. “Talvez por inexperiência existem alguns erros e é necessário que haja esse contato com os profissionais para que possamos aprender e nos qualificar e no final vamos realizar nosso serviço com mais qualidade aos alunos”.

Além da capacitação, a profissional Camila Pires aproveita as idas as escolas para realizar a avaliação nutricional dos alunos. “Cerca de 30% dos alunos de cada escola passa pela avaliação que consiste em medir a altura e pesá-los para que possamos chegar ao IMC (índice de massa corpórea) e ao resultado final que consiste em peso, sobre peso e obesidade”. A nutricionista ainda monta um cardápio saudável para as escolas da rede municipal com o propósito de fornecer às crianças, de acordo com sua idade, alimentos básicos para uma alimentação balanceada e que supra a quantidade diária de nutrientes.