o seu leite é tudo que ele precisa


Amamentar é um ato de amor








A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, irá promover durante todo o mês de agosto palestras e ações de conscientização sobre o aleitamento materno. A amamentação é uma prática natural e proporciona inúmeros benefícios para o bebê e para a mamãe. Se você quer saber mais sobre o tema procure o ESF (Estratégia Saúde da Família) do seu bairro ou o CAM (Centro de Atenção à Mulher) que funciona na Rua Gerônimo Haydê de Souza Melo, esquina com a Rua da Saudade. 


O aleitamento materno deve ser o único alimento para o bebê até os seis meses de vida, ou seja, até completar esta idade não deve ser oferecido qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá. Após esse período ele deve continuar com o leite materno, mas associado a outros alimentos complementares de acordo com a idade. 


O aleitamento materno promove a interação profunda entre mãe e filho, ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança, auxilia a mãe na recuperação pós parto, diminui o risco de hemorragia e de anemia da mãe e ajuda na perca de peso e diminui o risco de câncer de mama e de ovário. O leite materno é um alimento completo e ideal para o bebê com todos os nutrientes necessários e em quantidades adequadas. O leite materno auxilia no crescimento do bebê e protege contra infecções e alergias.


Para a amamentação correta a aréola - área mais escura e arredondada do seio - deve estar limpa, macia e flexível e o bebê precisa estar posicionado de forma adequada, com a barriga de frente para o corpo da mamãe.  


Ainda existem mitos que rodeiam a amamentação como, por exemplo, o bebê com diarreia não deve ser amamentado ou que a produção de leita só começa três dias após o parto, portanto, se você tem alguma dúvida procure o seu médico ou o centro de saúde mais próximo, mas não deixe de amamentar a não ser que haja orientação médica. 


As mamães devem estar atentas a estas dicas: 

- estresse influencia na produção do leite;

- o leite materno pode ser congelado;

- mulheres que estão amamentando não podem tomar nenhum tipo de medicamento sem prescrição médica.


Para ajudar as gestantes e lactantes no processo de amamentação e orientá-las sobre a importância des










Rua Floriano Peixoto, 395 - Centro | CEP 38120 000 Tel. [34] 3321-0000 | CNPJ 18.428.854/0001-39