os personagens dos cursos profissionalizantes

O propósito do investimento é gerar oportunidades para que eles mudem de vida

A promoção de cursos profissionalizantes é uma realidade na gestão 2013/2016. Com o objetivo de propiciar oportunidades que garantam a autonomia econômica da família e lhes proporcione mais dignidade, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já certificou cerca de 3 mil pessoas que concluíram os cursos e hoje tem um ofício.

A senhora Sandra Mara dos Santos foi uma destas pessoas. Ela concluiu o curso de Costureira de Vestuário Assistente, realizado no ano passado pela Escola Móvel da FIEMG / SESI / SENAI, e atualmente complementa a renda da família como costureira. “Tenho um trabalho fixo, mas, a costura tem me dado oportunidade de ter um dinheiro a mais para dar mais conforto para a minha família”, falou a mais nova micro empresária do município, que alugou um cômodo, adquiriu três máquinas de costura e vem investindo na aquisição de material. A costureira revelou que “viver só do meu negócio ainda é um sonho”, mas acredita que possa conseguir.

A nordestina que já morou em grandes cidades como, por exemplo, São Paulo, ainda destacou a qualidade dos cursos profissionalizantes disponibilizados pelo município. “Lá nada é de graça, os cursos são pagos, ou se gasta muito com transporte porque não existe ajuda. Aqui em Conceição eu me surpreendi, além de cursos gratuitos, a Secretaria te dá toda a ajuda necessária para que você possa concluir e pegar o seu certificado. É um atendimento especial”, falou.

A ajuda que Sandra contou no trecho da entrevista tem sido um dos diferenciais da gestão, que investiu na montagem da equipe do Acessuas Trabalho para que houvesse o acompanhamento aos cursantes. Integrante da equipe, Larisse Martins explica que “o nosso trabalho é acompanhar estas pessoas e tentar minimizar possíveis problemas que as impeçam de concluir os cursos, por exemplo, se existe uma mãe que talvez falte às aulas por não ter com quem deixar seus filhos nós encaminhamos as crianças para o serviço de convivência durante um período para que ela tenha o tempo necessário para o curso. É um trabalho que tem trazido retorno, porque percebemos que o número de evasão é quase nulo”.

E o importante tem sido o retorno para a população que tem conseguido entrar no mercado de trabalho, gerando mais renda e fortalecendo a economia do município. A secretária de Desenvolvimento Social, Deise Scofoni, garante que o propósito do oferecimento dos cursos tem sido alcançado. “O trabalho da Secretaria não é apenas oferecer cestas básicas, até porque queremos que a população tenha condição de compra e com isso condição de escolha, que todos possam comer o que quiserem e não o que essa cesta oferece isso é dar dignidade para as famílias e autonomia e esse é o verdadeiro papel da administração pública, garantir oportunidades de crescimento e desenvolvimento ao cidadão”, explica.

A nossa personagem, Sandra Mara, continua realizando outros cursos profissionalizantes, “quero ter o máximo de conhecimento que puder aproveitar as oportunidades e não ficar restrita a só uma coisa”.

Sandra atende na Rua José Primo da Silva, ao lado do número 160, próximo ao Ponto do Pastel e Supermercado Bom Preço. Bora lá conhecer o serviço desta costureira de mão cheia?!