prefeitura capacita professores para incentivar prática empreendedora

Todas as escolas municipais estão desenvolvendo os projetos estimulando o empreendedorismo

Desde junho a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vem promovendo cursos de capacitação com professores e pedagogos da rede municipal de ensino com o objetivo de incentivar o empreendedorismo nas escolas por meio de trabalhos com os alunos. Na primeira etapa foi estimulado o comportamento empreendedor, inclusive, com a realização de um plano de negócio e agora os professores retornam a UAITEC para mais um módulo de capacitação que fará dar seguimento ao projeto.

Nos dias 18 e 19 de outubro os professores compareceram ao CAV – Curso de Aprendizagem Vivencial e agora eles poderão utilizar o ciclo como ferramenta de ensino para facilitar o processo e estimular a geração de novos espaços e metodologias. A secretária de Educação, Tatiana Gomes, ressalta que “o curso é importante para facilitar a ação do educador que descobre novas formas de trabalhar com as crianças este tema”. “Durante esta capacitação os professores estão tendo o conhecimento de estratégias como a sala de aula invertida, o uso de paródias, dramatização e atividades vivenciais entre outros assuntos pertinentes a estratégias educacionais e é realmente enriquecedor para o profissional e para os alunos”, disse.

A pedagoga e professora da Escola Municipal José de Sene Prata, Andreia Aparecida Barreto participa desde o início do projeto e destacou os resultados obtidos até o momento como de extremo sucesso. “Estamos maravilhados com o retorno que estamos tendo no sentido da aprendizagem dos alunos e o compartilhamento de todos os servidores envolvidos na escola”, conta. A pedagoga ainda destacou que esta etapa veio a complementar as informações obtidas e que “seremos multiplicadores destas informações aos nossos colegas e aos nossos alunos para incentivar o empreendedorismo em toda comunidade”.

O projeto já colhe resultados de sucesso e todos serão apresentados em breve à comunidade com a realização de uma Feira.