prefeitura e parceiros concluem curso para alunos da apae

Projeto visa proporcionar condições para que os alunos consigam a autonomia

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com SENAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, encerrou na última sexta-feira, 18, o curso de capacitação para os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

O curso de Produção Artesanal de Alimentos faz parte da oficina de profissionalização e o público alvo foi escolhido, segundo a secretária Deise Scofoni, “para os alunos desenvolvam seu potencial, reconstruam sua identidade pessoal e social, recuperem sua auto estima e consigam ingressar no mercado de trabalho e buscar sua autonomia”.

O encerramento foi marcado com um café da tarde, com as quitandas feitas pelos alunos com a presença do prefeito Celson Pires e da vice-prefeita, Ivaina Reis. A diretora da APAE, Zaina Fontes aproveitou para ressaltar que “é muito importante garantirmos a autonomia dos nossos jovens, já pensando no futuro deles e essa parceria tem sido importante para que isso se realize”.

O prefeito Celson também falou aos alunos e lembrou que “a gestão tem atuado na promoção de cursos pensando na autonomia de todas as pessoas, proporcionando oportunidade para que todos possam aprender uma profissão e trabalharem para adquirirem o que quiserem, não o que as pessoas impõe a eles”.

Os cursos profissionalizantes fazem parte do programa ACESSUAS Trabalho, coordenado por Célia Resende e Larisse Martins, que acompanham diariamente o progresso do curso e testemunharam a “empolgação de todos estarem conseguindo cumprir as atividades e orgulho”. Outros cursos devem ser oferecidos para o mesmo público com o intuito de garantir mais oportunidades.

A secretária ainda destacou a importância da parceria com a direção da APAE que tem “confiado no nosso trabalho e transferido essa confiança aos parceiros”. “É importante ressaltar que esse curso só foi possível acontecer devido às parcerias firmadas e ao empenho da família Apaeana, que nos deu todo o suporte”, finaliza Deise.

Os cursos profissionalizantes têm sido destaque na gestão municipal. Desde 2013 mais de 2.000 pessoas receberam seus certificados. Centenas de pessoas conseguiram vagas no mercado de trabalho e outras optaram por investir no próprio negócio com os ofícios que aprenderam. Esse tem sido o objetivo, investir em oportunidades para que a população consiga a sua autonomia financeira e assim viva com mais dignidade e feliz.