prefeitura e parceiros dá início a programa jovem aprendiz

24 jovens vão participar de curso e receber incentivo financeiro para estudar

Nesta segunda-feira, 05, aconteceu a solenidade para assinatura de contratos dos 24 jovens selecionados para o programa ‘Jovem Aprendiz’. A parceria entre a Prefeitura, o Instituto Degraf e Usina Delta Sucroenergia vai propiciar aos jovens a oportunidade de qualificação com o curso de auxiliar administrativo.

O programa tem como propósito capacitar jovens com idades entre 16 e 24 anos para o mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes. De acordo com a coordenadora do Instituto Degraf, Geyse Degraf, os programa é amparado pelo Ministério do Trabalho. “Os jovens durante os dois anos de curso recebem uma bolsa de cerca de R$ 400,00 reais cumprindo a legislação do aprendiz, que também garante os mesmos direitos que um trabalhador tem como, por exemplo, plano de saúde e seguro de vida”, explica à coordenadora. O curso dispõe de aulas teóricas, que irá acontecer na sede da UAITEC, e aulas práticas na Usina Delta. “As parcerias são necessárias para que o programa possa acontecer no município. A Usina nos permite o espaço para as aulas práticas e a Prefeitura garante o transporte, espaço para as aulas teóricas e ainda parte da bolsa dos cursistas”, finaliza Geyse Degraf.

O Prefeito Celson Pires participou da solenidade de assinatura dos contratos e enfatizou o investimento da administração em cursos profissionalizantes. “Na nossa gestão mais de 2 mil pessoas já receberam o certificado de conclusão de cursos e com isso se capacitaram para o mercado de trabalho e há centenas de casos em que as pessoas resolveram abrir seu próprio negócio e hoje complementa a renda da família. Eu não vejo outra forma efetiva de transformar a vida das pessoas a não ser com conhecimento e oportunidades para que ela consiga sua autonomia”, disse o prefeito.

Maria Valéria acompanhou a sua filha, Lara, para a assinatura do contrato e destacou que “o curso vai trazer, além de conhecimento na área de auxiliar administrativo, senso de responsabilidade e pontualidade e oportunidade para ganhar experiência e enfrentar o mercado de trabalho” e a filha concorda, “é a oportunidade de estudar e poder nos preparar para conseguirmos um emprego bom ao final”.