prefeitura e parceiros promovem curso aos alunos da apae

Objetivo é profissionalizar os jovens para inserção no mercado de trabalho

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com SENAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, deu início a um curso de capacitação para os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

O curso de Produção Artesanal de Alimentos faz parte da oficina de profissionalização e o público alvo foi escolhido, segundo a secretária Deise Scofoni, “para os alunos desenvolvam seu potencial, reconstruam sua identidade pessoal e social, recuperem sua auto estima e consigam ingressar no mercado de trabalho e buscar sua autonomia”.

Os cursos profissionalizantes fazem parte do programa ACESSUAS Trabalho, coordenado por Célia Resende e Larisse Martins, que acompanham diariamente o progresso do curso e testemunharam a “empolgação de todos estarem conseguindo cumprir as atividades e orgulho”. Outros cursos devem ser oferecidos para o mesmo público com o intuito de garantir mais oportunidades.

A secretária ainda destacou a importância da parceria com a direção da APAE que tem “confiado no nosso trabalho e transferido essa confiança aos parceiros”. “É importante ressaltar que esse curso só foi possível acontecer devido as parcerias firmadas e ao empenho da família Apaeana, que nos deu todo o suporte”, finaliza Deise.

Os cursos profissionalizantes têm sido destaque na gestão municipal. Desde 2013 mais de 1.500 pessoas receberam seus certificados. Centenas de pessoas conseguiram vagas no mercado de trabalho e outras optaram por investir no próprio negócio com os ofícios que aprenderam. Esse tem sido o objetivo, investir em oportunidades para que a população consiga a sua autonomia financeira e assim viva com mais dignidade e feliz.