prefeitura inicia temporada de cursos de 2017

24 pessoas vão aprender a manutenção de máquinas de costura

Nesta terça-feira, 24, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com a Fiemg / Senai, deu início ao curso profissionalizante de Manutenção de Máquinas de Costura. Separados em duas turmas 24 pessoas vão se capacitar para o ofício que vem para complementar outros cursos anteriormente oferecidos para a população.

O curso acontece no equipamento de uso comum construído no Bairro Sebastiana Andrade de Souza onde estão instaladas as 12 máquinas de costura que serão usadas nas aulas práticas. A secretária de Desenvolvimento Social, Deise Cristina Scofoni, ressaltou que “os cursos são a preparação da mão de obra que será complementado com o apoio a aberturas de associações ou mesmo a vinda de alguma indústria de confecção, meta da gestão que investiu na aquisição do espaço para construção do Distrito Industrial e que já busca empresas para se instalar no município”. Ela ainda complementou destacando dezenas de casos de sucesso com pessoas que concluíram os cursos. “Temos exemplos de mulheres que concluíram os cursos como, por exemplo, manicure e hoje trabalham em casa e conseguem complementar a renda familiar e em alguns casos até mantém a família com o que recebem”, disse a secretária.

A objetivo da gestão que já entregou mais de 3.500 certificados é investir nas pessoas e dar condições para que elas consigam sua autonomia financeira e assim estimular a ascensão social.

A senhora Valdecir Mendes é uma das alunas e falou que procurou o curso para complementar o conhecimento no ramo de confecção. “No ano passado eu concluí o curso de Confecção de Vestuário e resolvi fazer o de manutenção para que eu mesma possa consertar a minha máquina”, disse. A jovem Samara Alves, 16, também se interessou pelo curso pensando no futuro e o mercado de trabalho. “A gente ouve sobre os projetos então resolvi já me capacitar agora, aproveitar esta oportunidade,  para que eu possa conseguir, futuramente, uma vaga de emprego”, explicou a jovem.

O curso conta com o monitor do sistema S / Fiemg, Jair de Souza, que há décadas trabalha no ramo de confecções de roupas e calçados e garantiu, “o curso vai trazer uma ótima oportunidade para a turma”. A vice-prefeita, Ivaina Reis, também esteve na abertura do curso e disse, “a administração vai continuar com o empenho para proporcionar estas oportunidades para a população, porque já tivemos muitos resultados de sucesso e muitas famílias que melhoraram suas vidas graças a esses cursos”.