prefeitura manteve creches funcionando nas férias

Com o retorno do ano letivo a Secretaria de Educação já prepara escolas e creches

Passado o período de férias é hora de voltar às aulas. As escolas e creches municipais retornam as aulas na quinta-feira, dia 11 de fevereiro, e vão atender em 2016 aproximadamente 4.000 alunos. Os preparativos já começaram e as equipes trabalham nas escolas para deixar tudo limpo e organizado para o começo do ano letivo.

Mas para algumas escolas nem houve muito tempo para férias. O CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) iniciou o atendimento às crianças de 0 a 3 anos no dia 11 de janeiro, com expediente reduzido, mas, que facilitou para que as mamães pudessem trabalhar. A diretora do CMEI, Maura Lúcia Ferreira falou como foi realizado este trabalho no período. “O número de crianças diminuiu para cerca de 30 diariamente e isso aconteceu porque só trabalhamos com alunos cujos pais realmente precisavam trabalhar, além disso, o expediente também mudou, o horário de término foi adiantado para as 14 horas; mas o expediente diferente e o número menor de alunos não mudaram em nada nossos serviços, as crianças tiveram as atividades que normalmente são promovidas, três refeições diárias e todo o cuidado que acontece no período de aula normal”, explica. Outra creche também forneceu atendimento.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Tatiana Gomes, ressaltou que “todos os materiais pedagógicos foram oferecidos para as creches que trabalharam neste período, assim como alimentação e produtos de higiene pessoal para o banho das crianças”, e já se prepara para o início do ano letivo no restante das creches e escolas municipais. “Todas as equipes já estão retornando para que sejam feitos possíveis reparos nas estruturas e a limpeza das escolas e a Secretaria de Educação está cuidando para que todas estejam abastecidas de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal e materiais didático e pedagógico para que se recomecem as aulas”, finaliza.

Diante a crise econômica que vem assombrando o país Conceição das Alagoas se destacou como uma das poucas cidades da região a oferecer este tipo de serviço durante as férias escolares. O mais importante é que o objetivo foi cumprido e muitas mães puderam trabalhar como à senhora Maria Delma de Oliveira, que deixou o pequeno Jonatan aos cuidados das professoras. “Hoje toda mulher tem que trabalhar para ajudar na casa então foi importante esse período em que a creche funcionou porque eu tive a tranquilidade de deixar meu filho com pessoas que eu sabia que ia cuidar bem dele”, disse.

A vice-prefeita, Ivaina Reis, que tem visitado todas as escolas, destacou que “a administração tem investido muito na Educação da nossa cidade, na estrutura física com a reforma e manutenção das escolas, nos profissionais com a oportunidade de capacitações e principalmente investido em bem estar para os alunos, fornecendo alimentação de qualidade, com a supervisão de uma nutricionista que elabora o cardápio, produtos e materiais necessários para o funcionamento escolar, enfim, tudo que está ao nosso alcance está sendo ofertado neste Setor”. A vice-prefeita ainda fez questão de parabenizar o trabalho das equipes, “os diretores, professores, pedagogos, as cozinheiras e todos que trabalham nas escolas estão fazendo um trabalha maravilhoso, em cada escola que eu visito eu percebo o empenho de toda uma equipe para que tudo aconteça da melhor forma possível”.