prefeitura promove curso do fnde

Educação continuada tem sido a marca da gestão

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, promoveu no último dia 16, na UAITEC, o encerramento de mais um módulo do curso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação. Segundo a coordenadora do núcleo de formação continuada da Educação do município, Luciana Antônia, o curso conta com a participação de profissionais do ensino, técnicos e gestores públicos municipais e representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. “A promoção deste curso tem sido uma oportunidade para as pessoas entenderem como deve ser feita a gestão dos recursos destinados à educação e como fiscalizar todos os investimentos e assim cumprir o seu papel na sociedade”, explica à coordenadora.

O momento de entrega dos certificados contou com a presença do prefeito Celson Pires e da vice-prefeita, Ivaina Reis, que aproveitaram para elogiar a iniciativa das cursantes. O Prefeito inclusive ressaltou que “o aprender deve ser contínuo e as pessoas devem estar sempre em busca de conhecimento para não ficar estagnada”. A secretária de Educação, Tatiana Gomes, também acompanhou o encerramento e explicou a importância de todos buscarem entender sobre a gestão pública. “A comunidade tem o dever de fiscalizar os órgãos públicos e a forma de fazer isso é participando dos Conselhos Municipais e atualmente nós convidamos a todos da sociedade para que participem, porque presamos por uma gestão transparente”, disse a secretária.

O curso agradou as cursantes e trouxe esclarecimentos para pessoas envolvidas diretamente com recursos, como a diretora da Escola Municipal ‘Deolindo de Freitas Paixão’, Daniela Passos. “Eu lido diretamente com o uso de recursos na escola e o curso trouxe esclarecimentos importantes para que eu exerça essa gestão da forma mais correta o possível”, contou a diretora. Até quem não atua diretamente com a gestão ficou feliz em adquirir novos conhecimentos, como a professora Márcia Silva, que destacou “é muito importante e esclarecedor para os educadores conhecer os recursos da Secretaria”.

Os cursos de educação continuada tem sido um diferencial da gestão e vão continuar com novas turmas para todos os setores da administração.