prefeitura realiza restauração de bem tombado

Casa da Cultura está sendo restaurada para garantir que história não se perca

A Prefeitura está restaurando a Casa da Cultura, o único Bem Tombado reconhecido pelo IEPHA, uma das remanescentes construções da cultura cafeeira em Conceição das Alagoas de 1919. Os recursos provenientes do ICMS do Patrimônio Cultural estão custeando o material e a mão de obra para restauração do muro, telhado, portas e janelas.

O prédio é uma edificação de estilo eclético e se trata de uma obra de arquitetura singular. A construção em alvenaria, com piso em cerâmica e telhado de madeira coberto por telhas francesas com janelas e portas originais em madeira. Segundo a chefe do Departamento de Cultura e Turismo, Verônica Oliveira, a restauração é importante para garantir a preservação da história. “Todo patrimônio que pudermos preservar irá garantir que as futuras gerações conheçam um pouco da história da nossa cidade através das construções e isso é extremamente importante, termos um modo de contar e mostrar o nosso passado”, explica a chefe do departamento.

Verônica ainda exalta que o trabalho para arrecadar o recurso necessário foi realizado desde 2013 e de forma inédita. “Antes não era feito este trabalho, mas a partir daí começamos a procurar modos de arrecadar dinheiro para investir no setor e o ICMS foi um dos meios encontrados e depende apenas de nós mesmos para conseguir porque basta mostrarmos as atividades que são realizadas todos os anos com o patrimônio cultural e pontuarmos e depois trocarmos pelo recurso, então, fizemos desta forma até que conseguimos o suficiente para esta obra tão importante”, finaliza.