secretaria de educação realiza abertura do pnaic 2014

O curso de educação continuada este ano vai trabalhar nas matérias de matemática e linguagem

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizou nesta quinta-feira (10), uma palestra de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2014. A solenidade aconteceu no salão nobre da Casa da Cultura e contou as presenças do prefeito Celson Pires, da vice-prefeita, Ivaina Reis, da vereadora, Andrea Sabino, da secretária de Educação, Walkyria Reis e de dezenas de professores da rede de ensino da cidade.

A palestra foi desenvolvida pela coordenadora do PNAIC no município, Silvânia dos Santos, com o objetivo de apresentar as matérias que serão trabalhadas no ano de 2014 – Matemática e Linguagem – e os eixos abordados. Neste ano as orientadoras serão as professoras Elisângela Fontes e Priscila Pedrosa que terão como objetivo ministrar o curso as 27 professoras inscritas no Pacto. As aulas serão presenciais e vão acontecer na Escola Municipal ‘José de Sene Prata’.

A secretária de Educação, Walkyria Reis, falou aos professores e destacou o interesse dos profissionais em participar de cursos de educação continuada. “Devemos ressaltar que todos os professores que vão realizar o curso tomaram a iniciativa, já que não é obrigatório e isso demonstra o interesse nesses profissionais em contribuir para a educação do município”, disse a secretária.

O prefeito Celson Pires também falou aos professores e na oportunidade, parabenizou os profissionais da educação. “Ser professor é mais que uma profissão, é um dom. Ainda me lembro da professora que me alfabetizou e isso nos desperta para a importância de vocês na vida de todos os alunos”, destaca o prefeito. Celson Pires ainda falou sobre educação continuada e valorização do profissional. “Desde o início da administração a nossa proposta vem sendo investir nos cursos de educação continuada para atualização do servidor, para que ele se prepare melhor e possa oferecer o serviço com excelência para a população. Além disso, estamos participando ativamente da mudança no plano de carreira, ouvindo as reinvindicações e buscando o ponto de equilíbrio para atendermos os professores sem prejudicar a administração”, finaliza Celson.

O Pacto é um compromisso firmado entre os governos Estadual e Federal com os municípios, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As aulas devem começar na próxima semana.