secretaria de saúde reuniu equipe para falar sobre coronavírus

Foram passadas informações sobre prevenção e quarentena de suspeitos

A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu nesta manhã com técnicas em enfermagem e agentes comunitários de Saúde para passar orientações sobre o covid-19 (coronavírus), que causou um surto na China e se espalhou por outros países. O Brasil tem dois casos confirmados e, segundo dados do Ministério da Saúde, são mais de 450 casos suspeitos.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal e foi coordenada pela chefe do Departamento, Márcia Bessa, que enfatizou, “não há motivo para alarde”. “O coronavírus é uma doença que é de fácil transmissão, por isso, o número de casos é alto, mas o percentual de letalidade é baixo, então, não há necessidade de pânico”, explica Márcia.

O covid-19 se desenvolve como uma gripe comum, então, o mais importante é manter as medidas de prevenção, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, que são:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.