Com o retorno das atividades presenciais, a Secretaria de Educação, preocupada com a saúde mental de crianças e adolescentes, iniciou o projeto de acompanhamento psicológico nas escolas municipais. A equipe multi disciplinar que está trabalhando na execução é composta por dois psicólogos e uma assistente social.
De acordo com o psicólogo, Marcus Vinícius Cardoso cerca de ¼ dos alunos matriculados na rede municipal apresentam algum diagnóstico e precisam de acompanhamento. “O período pós-pandemia da Covid-19 tem apresentado novos desafios à Educação, principalmente, no aumento dos diagnósticos de transtornos de desenvolvimento, comportamento e da aprendizagem, além dos crescentes casos de crises de ansiedade e depressão”, conta.
O psicólogo explica que os quase 18 meses sem aulas presenciais alterou os principais meios de socialização infantil e, por consequência, acarretou no aumento destes diagnósticos. “O nosso papel agora é encaminhar os alunos para o tratamento e estimular a participação das famílias neste processo para que os nossos jovens tenham pleno desenvolvimento intelectual, social e mental”, explica o profissional.
As consequências do período de isolamento social, em decorrência da pandemia, ainda estão sendo percebidas, mas a Secretaria de Educação se antecipou e com a criação deste projeto de acompanhamento visa minimizar os impactos negativos. A secretária de Educação, Ana Márcia Tosta, destacou que a equipe tem se dedicado a todos os casos, mas ressalta que a participação da família é essencial. “Quem está próxima da criança e do adolescente diariamente são os familiares e o papel deles neste processo de recuperação é fundamental, por isso, os pais devem ser participativos na escola”, diz.