INFORME EPIDEMIOLÓGICO DE VIOLÊNCIAS EXTERNAS (TRÂNSITO) – NOTIFICADAS EM 2022

Data

No mundo todo, os acidentes no trânsito são a terceira maior causa de mortes. O Brasil ocupa a terceira colocação no ranking mundial de mortes no trânsito. Dados do Ministério da Saúde mostram que as mortes nas vias e estradas brasileiras apresentou aumento significativo no período entre os anos de 2021 e 2022, aumentando por conseguinte os atendimentos no Sistema Único de Saúde. O Estado de Minas Gerais se destaca, aparecendo como o ente federativo com maior índice de mortalidade no trânsito do país. Comparativamente, os números demonstram que a imprudência e os acidentes de trânsito tem aumentado gradativamente ano a ano o que demonstra a grande necessidade do levantamento e análise de dados para a promoção de um sistema de trânsito seguro por parte de todos.

A falta de investimentos em manutenção e renovação das vias, a precária sinalização nas estradas e a imprudência dos motoristas, que muitas vezes dirigem com excesso de velocidade ou após ingestão de álcool, demonstram ser a principal causa dos Acidentes de Trânsito Terrestre. Os acidentes violentos no trânsito são um importante problema de saúde pública. As lesões causadas nestas tragédias causam, para além das mortes, lesões duradouras ou permanentes nas vítimas, a sobrecarga dos serviços de emergência e dos recursos humanos e materiais disponíveis, gerando enorme impacto na rede de saúde, na seguridade social e demandando grande esforço da área de segurança pública.

Em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais – Companhia de Conceição das Alagoas, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde informa os dados de ocorrências relacionadas ao trânsito registradas no município no ano de 2022.

O levantamento de dados demonstra que o número de acidentes sem vítima superam os de maior gravidade, sendo que estes últimos, muitas vezes acometem múltiplas vítimas em uma mesma ocorrência. Os condutores do sexo masculino são as maiores vítimas dos Acidentes de Trânsito Terrestres e a faixa etária de 35 a 64 anos foi a que mais se envolveu em eventos de Violência no Trânsito no município de Conceição das Alagoas, provocando lesões leves na maioria dos casos, embora tenha sido de maior gravidade em 13 pessoas e tido consequência fatal para 2 indivíduos.

Para interromper o ciclo de Acidentes de Trânsito Terrestres é importante adotar estratégias que sejam abrangentes e integradas, que incluam investimento público dos governos em suas diversas instâncias, em infraestrutura, manutenção e sinalização adequadas, campanhas educativas para conscientizar de forma eficaz tanto os condutores quanto passageiros e pedestres sobre o cumprimento das normas de trânsito e comportamentos seguros. Além disso, o aprimoramento da fiscalização e aplicação rigorosa das penalidades previstas em lei ajuda a coibir práticas perigosas no trânsito, como excesso de velocidade, embriaguez ao volante e distrações como o uso de celular enquanto dirige.

Os dados relativos à Violência no Trânsito reforçam a necessidade de que todos sejam parte da solução para diminuição do risco de mortes e lesões causadas pelos acidentes.

mais
notícias