O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou no último dia 1º a coleta do Censo 2022 em todo território nacional. Aqui no município são 24 recenseadores que farão as visitas domiciliares para entrevistas.
O Censo do IBGE é considerado fundamental para que os governos conheçam a realidade de cada cidade. De acordo com a gerente do posto de coleta do município, Joyce Alves, os recenseadores estão orientados a insistirem na visita para que ninguém fique fora do Censo. “Estamos empenhados no nosso trabalho para que nenhum cidadão deixe de exercer a sua cidadania e é preciso ressaltar que estes dados são a principal fonte de referência para o investimento em política pública, portanto, é preciso que seja o retrato correto para que a população não seja prejudicada”, explica.
A prefeita, Ivaina Reis, se reuniu com a gerente e aproveitou para pedir ajuda à população. “O último Censo foi há 12 anos e sabemos que de lá pra cá houve um crescimento populacional maior que a estimativa do IBGE e precisamos comprovar isso para termos direito ao repasse de mais recursos para que possamos fazer ainda mais pelos moradores, então, peço que todos respondam ao questionário e digam a verdade”, clama a gestora.
Pensando na segurança o IBGE divulgou que todos os recenseadores estarão uniformizados com colete, boné, crachá com QRCode e o aparelho estilo celular onde são respondidos os questionários de forma imediata. Outra medida para tranquilizar aqueles que se sentem inseguros é a possibilidade de responder o questionário no portão, ou seja, sem recebê-los dentro de casa.