DCIM100MEDIADJI_0140.JPG

A História do Município

A história do município de Conceição das Alagoas começou por volta do ano de 1811, com a chegada de um grupo de bandeirantes liderado por João Batista de Siqueira, que se instalaram em uma fazenda da região chamada Alagoas.


Em 1851, um fazendeiro chamado José de Souza Lima, encontrou um valioso diamante próximo a uma cachoeira do rio Uberaba, que marcou a migração de garimpeiros para a região. Com o crescimento o povoado passou a fazer parte do distrito de Nossa Senhora das Dores do Campo Formoso, atualmente conhecida como a cidade de Campo Florido.


No ano de 1869 foi construída a primeira igreja católica que marcou a vinda do primeiro capelão, o padre Felício Joaquim da Silva. No mesmo ano o município foi elevado a Distrito Policial e a Freguesia de Nossa Senhora de Conceição das Alagoas e no ano de 1878 passou a ser distrito de Uberaba.


A emancipação do município aconteceu no dia 17 de dezembro do ano de 1938 e então foi dado o nome de Conceição das Alagoas, em homenagem à sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição e alusivo ao grande número de lagoas existentes no município, segundo o Decreto de Lei Estadual número 88.


Em 1954, Conceição das Alagoas passou a ser Comarca com a criação do Judiciário.


O gentílico oficial no município é Conceição Alagoano, porém os moradores usam o termo “Garimpense”.