Com o objetivo de conscientizar a população da importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a rede de proteção realizou ações durante todo mês de maio, inclusive, com evento especial no dia 18 de Maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As ações envolveram a Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, Conselho Tutelar e a Polícia Civil, todos os órgãos que compõe a rede de proteção no município. A prefeita, Ivaina Reis, durante seu pronunciamento à rádio Nossa FM, revelou que a rede está fortalecida e diariamente mais atuante, mas que é preciso o apoio da população para que o combate seja efetivo. “Todos estão empenhados em proteger nossas crianças e adolescentes, mas precisamos que a população ajude e denuncie os casos quando houver suspeita, porque os profissionais só conseguem atuar a partir das denúncias”, clama a gestora.
A principal ação teve como público alvo as crianças e adolescentes do município, no dia 18, na Associação Esportiva Arco Íris, que apresentou o tema às crianças de forma criativa, destacando as formas de se proteger e de denunciar. A promotora de Justiça, Dra. Andressa Isabelle Barreto, participou das ações e enfatizou a responsabilidade da sociedade na proteção das crianças e adolescentes.
O mês de conscientização é em maio, mas a proteção e o combate deve ser o ano todo! Qualquer suspeita denuncie pelo Disque 100 ou ao Conselho Tutelar pelos telefones 3321-0464 ou 9 9691-0182. Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes!