Conceição Folia atrai multidão ao Lagoa Park

A Prefeitura de Conceição das Alagoas realizou nos dias 09, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro o Conceição Folia 2024, evento que marcou as festividades carnavalescas no município e que atraiu expressivo número de foliões para o Lagoa Park. A festa contou com uma programação recheada de atrações que se estenderam por cinco noites, das 21h às 04h, e duas matinês, no domingo e na terça, das 16h às 19h.

No sábado (10) a cidade balançou com a passagem do tradicional desfile carnavalesco que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro até a chegada ao Lagoa Park. Este ano, o desfile homenageou o Esporte com o tema “Olimpíadas Paris 2024 – A Tocha da Paz”, onde jovens atletas garimpenses, representando diversas modalidades esportivas, desfilaram levando no peito as medalhas conquistadas ao longo dos anos, mostrando que a Prefeitura Municipal investe nas categorias de base. A Ala “Pequenos Campeões” levou as crianças para as ruas, carregando a esperança em um futuro com dias melhores e desejando a paz no mundo. Já a Ala “Estrelas de Ouro” mostrou os idosos levando sua experiência, vontade de viver e alegria contagiante para a avenida do samba. Tivemos destaque da Ala da Saúde que levou o “Zé Gotinha” em busca da medalha de ouro na vacinação, destacando as diversas vacinas disponibilizadas nas unidades de saúde do município e ao mesmo tempo conscientizando a população sobre a importância das vacinas na manutenção da vida. A Ala da Educação fechou o desfile lembrando quão importante são os profissionais da Educação na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida.

O Lagoa Park se transformou em um cenário vibrante e colorido, onde moradores e visitantes celebraram a tradição carnavalesca ao som de diversas atrações, regionais e nacionais, tornando o Conceição Folia um dos maiores e melhores carnavais do Triângulo Mineiro. Os tradicionais blocos também marcaram presença como o mais novo “Caneco Cheio”, os já tradicionais “Eu Vou” e o “Bloco De Boa”, além da “Turma do Funyl” que neste ano completou 47 anos de fundação se consagrando o bloco carnavalesco mais antigo da cidade.

O Carnaval ultrapassa as barreiras da mera festividade. Ele desempenha um papel crucial em diversos aspectos da vida de uma cidade, deixando marcas profundas em sua Cultura e na Economia.

ECONOMIA

O impacto econômico do Carnaval é significativo. Ele movimenta diversos setores como o hoteleiro, de alimentos e bebidas, além de lojas. Os turistas buscam experiências autênticas, como assistir aos desfiles e participar dos blocos, gerando assim consumo local. No comércio, a venda de fantasias e adereços cresce consideravelmente. Os pequenos comerciantes de rua têm uma oportunidade única de lucro. Não menos importante, a contratação de profissionais temporários nos setores de estética, corte e costura, e também para segurança, limpeza, transporte e organização dos eventos gera emprego e renda.

O Conceição Folia 2024, promovido através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com apoio da Câmara Municipal, Usina Delta Sucroenergia e Banco Sicredi Ibiraiaras RS/MG, contou com a seguinte programação: sexta-feira (09/02) Matheus Mattos e Thiago, DJ Pablo Lucas; sábado (10/02) Desfile Carnavalesco, Banda Carnaval Brasileiro, Negritude Júnior, DJ Hassan; domingo (11/02) Mané Galinha, Rapazolla, DJ Limazz; segunda-feira (12/02) Seu Moço, DJ Marcelo Silva; terça-feira (13/02) Pagode Guerreiro, Banda Lex Luthor, DJ Alexandre.

O evento teve a segurança reforçada com efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Brigadistas do Corpo de Bombeiros, além de seguranças particulares, equipe médica completa e cerca de 36 câmeras espalhadas por todo o recinto.