Cerca de três meses após a primeira edição, o município promoveu um novo mutirão para castração de cães e gatos. A ação é resultado de uma parceria entre Prefeitura, Câmara Municipal, Convale e Associação de Amigos dos Animais de Rua (AMAR) e foram investidos mais de R$ 80 mil reais.
Ao todo, 561 animais foram castrados durante os cinco dias de mutirão com o castramóvel, uma média de 15 cirurgias por hora. A ação mobilizou uma equipe com 10 profissionais que realizaram os procedimentos cirúrgicos e deram suporte no pós-cirúrgico.
Com a proposta de castrar animais em situação de rua a ação foi acompanhada de perto pelos voluntários da AMAR. A voluntária, Karla Tristão, destacou a necessidade do retorno do castramóvel ao município e os benefícios ao animal. “Em maio conseguimos castrar um bom número de animais, mas a nossa demanda é alta e foi importante retomarmos este serviço para conseguirmos conter o aumento desta população animal em abandono e garantir o bem estar”, conta.
O mutirão também destinou vagas à população com interesse em castrar seus animaizinhos e foi o caso do senhor Givanês Silva que levou a sua cachorrinha para o procedimento pensando na saúde do animal. “Quando ela entra no cio, além de correr o risco de fugir e pegar barriga, ela sofre com a gravidez psicológica e prejudica a saúde dela, por isso, quando fiquei sabendo do novo mutirão eu já inscrevi e a trouxe”, explica.
Segundo dados da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, 146 animais de rua foram castrados e o restante foi destinado às famílias que adotaram animais abandonados, lar temporário ou que se encaixavam nos critérios pré-estabelecidos. Ao todo, após as duas ações de mutirão, 1.000 animais foram castrados no município.