Semana do Meio Ambiente tem Ações de Conscientização, Recuperação e Preservação

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho e propõe a conscientização aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade. A Prefeitura de Conceição das Alagoas, enquanto gestão pública vem desenvolvendo projetos para recuperar e preservar.

Aproveitando a data, a Prefeitura realizou ações para estimular a recuperação do meio ambiente na cidade com o plantio e distribuição de mudas de árvores, soltura de alevinos (peixes) na Lagoa Park. A engenheira ambiental responsável por todas as ações, Adriana Araújo, explicou que o trabalho deve ser contínuo, mas exaltou a data como importante para  conscientização da população.

A profissional revelou que várias ações já acontecem desde o ano de 2015 e são tidas como prioritárias pela gestão. “O ex-prefeito Celson Pires e atualmente a prefeita Ivaina reis são gestores que se importam com o meio ambiente e com a preservação ambiental e priorizam e investem no setor, sabem que o retorno é uma cidade melhor para esta e às próximas gerações”, explica.

A engenheira destacou que mais de 3 mil árvores já foram plantada, mais de 10 mil toneladas de pneus já foram recolhidos, mais de 500 quilos de baterias e pilhas tiveram a destinação final correta e foi posto fim ao lixão da cidade com o encaminhamento diário de cerca de 20 toneladas de resíduos sólidos ao aterro sanitário de Uberaba. “Os números demonstram o quanto nosso município está preocupado na preservação e na recuperação e o quanto trabalhamos continuamente e temos tido, cada vez mais, o apoio da população garimpense”, diz.

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário de Governabilidade, Celson Pires, anunciou a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto, investimento de R$ 10 milhões de reais, que vai propiciar outro número impactante ao meio ambiente o de 100% de esgoto tratado com retorno ao rio Uberaba sem poluintes.