A biotecnologia utilizada nas Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs de Conceição das Alagoas reduz até 98% das impurezas do efluente gerando água “classe 2” que pode ser utilizada na irrigação de plantações e criação de animais em confinamento. Esse tratamento oferece outras vantagens como qualidade dentro das exigências da legislação brasileira, além de não consumir energia elétrica.
O ex-prefeito Duarte Júnior, da cidade de Mariana-MG, visitou nossa cidade para discutir com a prefeita Ivaina Reis as políticas públicas de saneamento básico que são adotadas em nosso município e conhecer os métodos de tratamento de esgoto que, segundo ele, são muito diferentes dos convencionais, o que coloca Conceição das Alagoas em local de destaque no Brasil e no Mundo.
As ETEs são um investimento de mais de R$ 10 milhões e foram planejadas para atender um número populacional maior do que o atual, tudo pensado no crescimento e desenvolvimento da cidade. O local de instalação permite que o direcionamento do esgoto seja feito por gravidade, dispensando maquinário e economizando energia elétrica.
Estiveram presentes na reunião o superintendente de Saneamento Básico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Kleynner Jardim, representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, o responsável técnico da empresa Bioete, Marcel Thommes e o chefe do DMAE, Wilton Gomides.