CAPS INOVA COM PRÁTICAS COMPLEMENTARES

A Prefeitura de Conceição das Alagoas preza pelo acolhimento humanizado em todos os seus setores e serviços. No CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Imaculada Conceição não é diferente. A equipe de Saúde Mental tem adotado as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são abordagens terapêuticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil e visam a prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde. Elas enfatizam uma escuta acolhedora, construção de laços terapêuticos e a conexão entre o ser humano, meio ambiente e sociedade.

A aromaterapia, uma das PICS, utiliza óleos essenciais para tratar condições de saúde mental e física. No contexto dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a aromaterapia pode ser aplicada para auxiliar no alívio de sintomas como ansiedade, estresse e depressão. Os óleos essenciais, por meio de suas fragrâncias, estimulam diferentes partes do cérebro, podendo contribuir para o bem-estar dos pacientes.

É importante ressaltar que as PICS não substituem tratamentos convencionais, mas oferecem um complemento que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, a aromaterapia foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018, e é utilizada em conjunto com outras práticas como acupuntura, Reik, yoga, entre outras.