Comemorações do dia Internacional da Mulher

No último dia 08 foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data que relembra a luta das mulheres pela igualdade de gênero e conquista de direitos. Para homenagear todas as mulheres de Conceição das Alagoas a Prefeitura desenvolveu atividades diferentes durante toda a semana.

A programação priorizou a valorização da mulher na sociedade e as atividades trabalharam a alto estima. O evento principal aconteceu na noite do dia 08, na Lagoa Park, e contou com a presença de centenas de mulheres que participaram de uma aula de alongamento e zumba. As homenageadas também participaram de sorteios com brindes doados por comerciantes locais.

Aproveitando o sucesso de público, a delegada da Polícia Civil, Dra. Bruna Gonçalves falou sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Segundo dados da Rede de Observatórios de Segurança Pública, no Brasil, a cada cinco horas há um registro de violência contra a mulher e um assassinato (feminicídio) por dia. Este número é ainda mais assustador se levarmos em conta as subnotificações.

“Estamos com um atendimento especial para estes casos para que todas as mulheres sintam seguras e consigam denunciar a violência”, diz. A delegada ainda elencou os tipos de violência e fez um apelo para que as mulheres denunciem os agressores. “A violência não é só física, ela pode ser moral, psicológica, sexual ou patrimonial e todas são passíveis de punição pela Lei Maria da Penha”, explica a delegada.

Na Secretaria de Desenvolvimento Social, onde há um número expressivo de atendimento às mulheres, também aconteceram atividades para comemorar a data tão especial. A secretária, Juliana Lima, destacou que o trabalho para garantia de direitos e apoio às mulheres é realizado diariamente e, por isso, decidiram trabalhar a alto estima na Semana da Mulher. No CRAS e no CREAS as mulheres puderam dar uma atenção ao visual e arrumar os cabelos, as unhas e se maquiarem.

A prefeita, Ivaina Reis, participou de todas as comemorações e enalteceu as mulheres. “Muitas de nós começaram e deram suas vidas nesta luta e é nossa obrigação honrar aquelas mulheres e continuar conquistando o nosso direito e o nosso espaço. Me sinto muito orgulhosa em estar na história de Conceição das Alagoas como a primeira prefeita eleita, mas não por ego, mas por ter podido abrir mais uma porta para que outras mulheres possam trilhar o mesmo caminho”, emociona-se. A gestora ainda comemorou o número de mulheres no primeiro escalão do seu governo. “São sete secretárias mulheres, estamos quebrando paradigmas e mostrando que a mulher deve estar onde ela quiser”, comemora.