A Prefeitura iniciou as instalações das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no município. A BIOETE é a empresa vencedora da licitação e responsável pela obra que terá um custo de R$ 10 milhões de reais.
A previsão de entrega, com todos os equipamentos instalados e em funcionamento nos três locais, é de seis meses. De acordo com responsável técnico da empresa, Marcel Thommes, o tratamento de esgoto será por biotecnologia, ou seja, por rizobactérias. “A tecnologia utilizada aqui no município é uma das mais inovadoras do mercado, com a degradação da matéria orgânica em nutrientes e não a digestão, portanto, não teremos o odor que existia na antiga tecnologia e conseguiremos eficiência superior a 92% no tratamento”, explica.
As três estações vão contemplar o município com o tratamento de esgoto para uma população de 35 mil habitantes, com fácil expansão quando necessário para 50 mil. O secretário de Governo, Celson Pires, comemorou o início do projeto e destacou: “é uma conquista ambiental fundamental para Conceição das Alagoas”. “Visitamos diversas ETEs e conhecemos as diferentes tecnologias e optamos pelo que há de mais inovador e que trará o maior benefício para a cidade e vamos, de fato, resolver uma situação ambiental importante e que trará resultado nos próximos anos com a despoluição do rio que corta nossa cidade”, diz o secretário.