O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem sido um dos destaques de serviço público, principalmente, durante a pandemia da Covid-19. A equipe realiza atendimentos à indivíduos e famílias que vivenciam situações de risco pessoal e social, por violação de direitos como, por exemplo, violências física, sexual e psicológica, negligência, maus tratos, abandono, abuso ou exploração sexual entre outras.
No último ano, o CREAS realizou por volta de 120 atendimentos mensais em sua sede. De acordo com a coordenadora do Centro, Michele Rossi, o número envolve acolhimentos, acompanhamentos e atendimentos e destaca o crescimento da demanda durante a pandemia da Covid-19. “Dois motivos contribuíram para que os números disparassem durante a pandemia: a diminuição da renda familiar e o lockdown que fizeram com que as pessoas ficassem mais em casa e isso desencadearam uma série de problemas sociais e violação de direitos”, conta.
A coordenadora ainda ressalta que sempre que possível, são propostas atividades coletivas aos indivíduos. “Nosso objetivo é fortalecer a autoestima e identidade e auxiliar no desenvolvimento social e fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares e oportunizar a construção de novos projetos de vida que possibilitem a superação das situações de vulnerabilidade e risco”, explica. Ela ainda enfatiza que todas as ações contribuem para ampliação da rede proteção e promoção da garantia dos direitos e diminuição de estigmas e preconceitos referente a usuários de álcool e outras drogas.
As famílias e indivíduos que necessitam do serviço, geralmente, são encaminhados por outros setores públicos como o Conselho Tutelar, Ministério Público ou Secretaria, mas nada impede que o indivíduo procure de forma voluntária. “Nossa equipe está sempre de prontidão para auxiliar estas pessoas, ela precisa saber que não está sozinha”, finaliza a coordenadora.
O CREAS funciona na Praça Jazinho Vieira de Souza (Praça da rodoviária), 70. Para outras informações basta ligar no 3321-0605 ou enviar um WhatsApp pro número (34) 9666-4146.