As duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da nossa cidade já estão funcionando. As unidades vão tratar o esgoto de 99% da cidade e a expectativa é de que o tratamento biológico, com a utilização de bactérias, devolva ao rio Uberaba o esgoto 85% tratado.
De acordo com o supervisor do DMAE, Wilton Gomides, alguns ajustes ainda estão sendo realizados, mas nada que comprometa o funcionamento. “O esgoto já está sendo tratado e os resultados são nítidos, inclusive, com o clareamento da água no local onde é lançado no rio”, conta.
A engenheira ambiental, Adriana Araújo, descreveu o início do tratamento como, “um marco para o meio ambiente”. “Nos últimos anos, a gestão tem efetivado obras e ações que demonstram a sua preocupação com a natureza”.
O investimento de quase R$ 10 milhões de reais vai possibilitar ainda a instalação de outras duas estações, totalizando quatro ETEs, distribuídas em pontos estratégicos para tratar o esgoto de toda a cidade. Para conquistar o número de 100% de esgoto tratado, a administração municipal já planejou as obras para construção das redes de coleta de esgoto no Bairro Brejinho e distrito de Poncianos.