Proteger a natureza é essencial e um dever de todos, por isso a Prefeitura celebrou a Semana do Meio Ambiente, de 6 a 9 de junho, com uma programação rica em ações de educação socioambiental e de intervenção no meio em que vivemos.
No dia 6 de junho, as crianças do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, módulo AABB Comunidade, visitaram a APP – Área de Preservação Permanente próxima à ponte do Carijó para conhecer os meios de proteção de nascentes e córregos através da mata ciliar. Elas ganharam um kit de conscientização, dado pela Usina Delta Sucroenergia, para tornar mais atraente, divertida e didática a forma de aprender a proteger a natureza.
Proteger o meio ambiente não se restringe apenas ao plantio e preservação da flora, mas também da fauna. Com isso, ainda no dia 6 de junho, os alunos da Escola Tia Terezinha (APAE) foram até o complexo do Lagoa Park para realizar a soltura de cerca de 50 alevinos (peixes). Os alunos demonstraram total interesse em interagir com a natureza e a diretora Edna Heliotério destacou a importância da inclusão na proteção dos recursos naturais, fauna e flora.
No dia 7 de junho, os alunos da Escola Municipal Carlos Luz plantaram 10 mudas de árvores no interior do recinto escolar simbolizando a esperança em um meio ambiente mais forte e protegido. A diretora Fabiana Côbo afirmou que essas mudas num futuro não muito distante servirão boas sombras aos alunos, melhorando a qualidade do ar e embelezando o espaço escolar.
A Semana do Meio Ambiente foi encerrada no dia 9 de junho com a distribuição de mudas nativas do cerrado. Cerca de 180 mudas de árvores urbanas e rurais foram doadas para a população como forma de incentivar o reflorestamento.